
27 de jul. de 2018 por Victor Manresa
Voar, voar! Subir, subir! Jabari Bird renova por dois anos com o Celtics

No início da tarde desta quinta-feira (26/07), o Boston Celtics oficializou a renovação de contrato do ala-armador Jabari Bird por 2 anos em um valor de 3 milhões de dólares totais.
A franquia não revelou tempo e valores do contrato, mas, segundo apurado pelos jornalistas, o contrato é totalmente garantido apenas no primeiro ano, podendo a franquia dispensá-lo antes do segundo ano sem grandes problemas. Após o termino do segundo do acordo com o maior campeão da liga, Jabari será agente-livre restrito pelo fato de ter atuado na temporada passada como two-way player (*), e esse contrato especial conta como um ano de serviços à franquia. Portanto, o atleta atuaria por 3 temporadas seguidas com a franquia o que o qualifica dentro das Bird Rights (**).
Jabari Bird atuou pelo Celtics na temporada passada com um two-way contract, como dito anteriormente. Com isso passou a maior parte do tempo atuando pelo Maine Red Claws da G-League. O ala-armador atuou em 20 partidas e angariou médias de 19.3 pontos 5.8 rebotes, 2.7 assistências e 1.4 roubos de bolas em 35.2 minutos por jogo. Já pelo Celtics foram apenas 13 partidas com 3.0 pontos, 1.5 rebotes e 0.6 assistências em 8.8 minutos, incluindo uma partida de 15 pontos vindo do banco já no fim da temporada contra o Chicago Bulls.
Com essa assinatura, o Celtics passa a ter nesse momento 15 jogadores com contrato garantido para a temporada e mais um two-player (Walt Lemon Jr.). Segundo apurado pelos insiders, o objetivo da franquia é trazer 3 ou 4 jogadores para o training camp e estes irão disputar o segundo contrato two-way que resta.
(*) - Um dos aspectos mais relevantes do novo acordo de trabalho da NBA, que entraram em vigor na temporada passada, foram os two-way contracts (contratos de mão-dupla). Os atletas que possuirem esse contrato podem atuar tanto pela franquia que os contratou (durante apenas 45 dias) quanto por sua filial na G-League (sem restrição de tempo), sem poder atuar durante os Playoffs da NBA. Exemplo: na temporada passada, após o fim de seu contrato, o próprio Jabari Bird seguiu com o elenco do Boston Celtics durante os Playoffs, mas não podia atuar, apenas apoiou e treinou com seus companheiros.
(**) - para entender essa e outras regras sobre os contratos e salários da NBA, recomendo esse texto do blog "Triple-double": http://tripledouble.com.br/entendendo-as-regras-salariais-da-nba/
O que achou? Deixe sua opinião!