6 de jun. de 2018 por Andrei Vitorio

Prospecto para a pick #27: Moritz Wagner


Nome: Moritz Wagner
Idade: 21 anos (26/04/1997)
Posição: Ala-pivô/Pivô
País: Alemanha
Universidade: Michigan
Ano/experiência: Júnior
Altura: 2,11 m  (2,13 m Envergadura)


Estatísticas (por jogo) na última temporada:


14.6 Pontos 
7.1 Rebotes
0.8 Assistências
0.5 Tocos
1.0 Roubos de bola
1.4 Erros
3.1 Faltas
52% nos arremessos de quadra
39% nos arremessos de 3 pontos
61% nos arremessos de 2 pontos
69% em lances livres
27.6 minutos jogados


Pontos Fortes


  • Arremessador do perímetro: Moritz explora bastante jogadas de pick and pop para converter bolas de 3, também pode ser acionado em catch and shot. Moe tem ferramentas para melhorar seus chutes após o drible, e deve fazê-lo.
  • Infiltrações: o alemão costuma usar dos seus "fake shots" para enganar seus marcadores no perímetro, fazendo com que eles tentem bloqueá-lo e assim o permite espaço nas infiltrações. Também pode atacar o aro partindo do post alto, Moritz tem o primeiro passo bem veloz e costuma deixar os adversários para trás.
  • Wagner espaça bem a quadra permitindo que outros jogadores tenham espaço para infiltrar, ele costuma chamar a marcação por ser um arremessador sólido.
  • Controle de bola e finalização:  Moritz tem um ótimo ball handler para sua altura, isso o possibilita ser uma arma contra pivôs mais físicos no 1 vs 1. Ele também é versátil ao finalizar perto do aro, consegue bandejas com as duas mãos e é muito bom no post baixo.
  • Defensivamente tem muito a melhorar, entretanto, não mostrou comprometer  em situações de mismatch. Aparenta ter bom tempo de bola para conseguir steals, usa sua envergadura para antecipar passes.


Pontos Fracos


  • Proteção de aro: Moritz Wagner mostrou dificuldades em defender pivôs mais físicos e fortes na NCAA, o que pode ser ainda pior quando chegar à NBA. O pivô de Michigan não contribuía muito em tocos, conseguindo apenas 0.5 por jogo.
  • Físico: Moe ainda é magro comparado a outros da posição, por isso precisa ganhar massa muscular para os confrontos na NBA, tanto no ataque quanto na defesa.
  • Aproveitamento nos lances livres: não é novidade que muitos atletas costumam vir com esse problema do college, Moritz é mais um que precisa melhorar os FTs. Marcando em apenas 69% dos seus arremessos,  precisará melhorar para impactar na NBA.
  • Assistência: Moe consegue espaçar a quadra e deixar buracos na defesa adversária, mas não consegue assistir os seus companheiros nessas situações. Mostrou que pode melhorar nessa questão, tem flashs de que pode ser um bom passador principalmente no post.

  • Comete uma quantidade exagerada de faltas,  3.1 na última temporada.


Encaixe no Celtics

Moritz Wagner pode fazer ao lado de Al Horford uma dupla de big mens muito temível do perímetro, porém vulnerável na área pintada.
Tendo Horford como mentor, poderia desenvolver suas habilidades como passador e faria a função do dominicano  em algumas rotação.
O garoto de Michigan, sob o comando de Stevens, pode contribuir bastante vindo do banco.

Projeção na Liga

Se bem trabalhado no que tem de melhor, Wagner vai contribuir bastante na liga, muito por deter características que são bem requisitadas na NBA atual. Veloz, bom QI de basquete e ótimo arremessador do perímetro,  Moritz tem tudo para ter longos anos na NBA.

Comparação: Dirk Nowitzki.

O que achou? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário