10 de jun. de 2018 por Victor Manresa

Prospecto para a pick #27: Kevin Huerter


Nome: Kevin Huerter
Idade: 19 anos (28 de Agosto de 1998)
Altura: 2,01m
Posição: Ala-armador/ala
Jogou em: Maryland (Sophomore)

Estatísticas na ultima temporada:

14.8 pontos
5.0 rebotes
3.4 assistências
0.6 roubos de bola
0.7 tocos
2.5 erros
50.3% FG
41.7% 3P
75.8% FT
Em 34.4 minutos por jogo

Pontos Fortes:


  • Huerter é alto e possui boa envergadura para atuar nas posições 2 e 3. Sabe usar isso à seu favor nos dois lados da quadra.
  • É um dos melhores arremessadores dessa classe, talvez o melhor. Arremessa de bem antes da linha de 3 universitária (que é mais próxima da linha de 3 da NBA). Tem um ótimo catch-and-shoot e posicionamento sem a bola. Arremessa muito bem em posição estacionária ou saindo de bloqueios. Além de arremessos do perímetro, mostrou também facilidade para pontuar em arremessos de média-distância. Mecânica de arremesso rápida e eficiente. 
  • Mesmo fugindo do contato por questões físicas, Huerter consegue anotar dentro do garrafão finalizando com as duas mãos.
  • Habilidades de playmaker: além de saber criar o próprio arremesso, é um jovem com uma visão de quadra diferenciada. Um passador de elite que lê muito bem defesas e sabe passar bem em jogadas de pick-and-roll. Funciona muito bem com facilitador e ajuda bastante a movimentação de bola ter fluidez.
  • Instintos defensivos apurados. Bom posicionamento e versatilidade defensiva. Sabe defender coletivamente e a marcar o jogador sem a bola. Também sabe ler os ataques e cortar linhas de passe ou pressioná-las.
  • Rebotes: uma das características surpreendentes no jogo do jovem ala de Maryland são suas habilidades de box-scout e de proteger o garrafão mesmo contra jogadores mais fortes.
  • QI de jogo: Kevin é um jogador inteligente, produtivo, técnico e com bons instintos dos dois lados da quadra.

Pontos Fracos:


  • Físico: muito magro para jogar na NBA. Precisa ganhar massa (e bastante) para aguentar os adversários mais atléticos na liga. Mesmo alto e com boa envergadura para a posição, Huerter não é um atleta explosivo e é meio lento. 
  • Controle de bola: Possuí um controle de bola bem básico e um quique de bola bem alto, tendo problemas quando sofre uma marcação mais forte, o que explica seu alto número de turnovers. Isso também faz scouters questionarem sua tomada de decisões.
  • Lances livres e infiltrações: associando seu físico com os problemas no controle de bola, Huerter não infiltra muito e foge dos contatos no garrafão, o que explica o baixo número de lances livres cobrados (3.1 cobrados), que são maiores do que os 0.8 da temporada anterior, mas isso será algo a ser bastante trabalhado para o basquete profissional. 
  • Mesmo marcando bem atletas sem a bola, tem dificuldades para marcar jogadores em isolation. Precisa melhorar isso para não ser explorado em trocas de rotação.
  • Sua mecânica de arremesso mesmo sendo bem rápida, tem uma altura de lançamento baixa.
  • Kevin é muito novo (completará apenas 20 anos dois meses após o Draft) e ainda é meio cru. Sempre foi um prospecto bem fora do radar.

Encaixe no Celtics:

Kevin Huerter chegaria ao Celtics para dispôr de alguns minutos vindo do banco na rotação do coach do Brad Stevens. Seu arremesso de 3 consistente (algo que precisamos bastante na equipe), seu bom trabalho de pick-and-roll para distribuir passes e pontuar nas off-screens, a habilidade passadora para ajudar no trabalho de bola e o trabalho de rebotes (algo que também precisamos muito) seriam muito bem aproveitadas no esquema de Stevens. Defensivamente, ele pode ajudar a equipe coletivamente, mas precisaria ser escondido nas marcações individuais com bola pelo trabalho defensivo de Marcus Smart e Morris.

Projeção na NBA:

Huerter tem tudo para ser um jogador com carreira consistente na liga como bom role player. Seu QI de jogo, e habilidades como pontuador e facilitador podem ajudar muito a equipe que o tiver como carta em seu elenco, mas para isso é imprescindível que ele trabalhe seu físico. Para comparação, ele foi o segundo atleta mais alto do NBA Draft Combine a registrar menos de 90 quilos de peso.

Comparação: Joe Ingles



Prospectos para a pick #27:
Brandon McCoy
Donte DiVincenzo
Moritz Wagner
O que achou? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário