
5 de jun. de 2018 por Victor Manresa
Prospecto para a pick #27: Donte DiVincenzo

Nome: Donte DiVincenzo
Idade: 21 anos (31 de Janeiro de 1997)
Altura: 1,96m
Posição: Ala-armador/armador
Jogou em: Universidade de Villanova (Sophomore)
13.4 pontos
4.8 rebotes
3.5 assistências
1.1 roubos de bola
0.2 tocos
2.0 erros
48.1% FG
40.1% 3P
71.0% FT
Em 29.3 minutos por jogo
Pontos Fortes:
- Chamou muita atenção durante o March Madness fazendo 10 ou mais pontos em 4 das 6 partidas da pós-temporada, incluindo os 31 pontos no jogo do título universitário contra Michigan. Terminou sendo o MVP do Final Four.
- Pontuação - é um verdadeiro cestinha. É um atirador consistente com uma bela mecânica de arremesso. Teve 48% de nos arremessos de quadra, 40% atrás da linha de 3 pontos e 58% de arremesso de 2 pontos na última temporada. Pontua muito bem saindo do drible e sabe usar os bloqueios para chutar de média e longa distância. Também possui um excelente catch and shoot, com muita noção de posicionamento e movimentação sem a bola nas mãos.
- Combo-guard: pode jogar tanto na posição 1 como na posição número 2.
- DiVincenzo tem atributos físico-atléticos para um jogador da posição. Agilidade e altura adequadas, além ser forte fisicamente.
- Ele também possuí um alto QI de jogo (muito elogiado pelos próprios companheiros de Villanova), boa visão de quadra e boa leitura de jogo. Além de pontuar, também possui bom passe em jogadas de pick-and-roll.
- Bom defensor. Usa bem seus atributos físico-atléticos para marcação um contra um. Sabe marcar muito bem o jogador que está com a bola e é agressivo. Tem boa leitura e antecipação para as linhas de passe, tendo 1.1 roubadas de bola por partida. É um jogador muito competitivo.
- Algo que enche os olhos de muitos scouts que observaram o jovem armador é que sua ética de trabalho. Ele sempre busca fazer o que é melhor para o time e entende muito bem o seu papel na equipe.
- Rebotes: Donte sabe se posicionar para pegar rebotes. Não tem o famoso "nojinho" de contatos e briga pela posição dos dois lados.
- É um jogador bem completo. Chega na NBA para contribuir desde o primeiro momento ao time que for selecionado.
- Foi o jogador que mais se destacou no NBA Draft Combine, em Chicago há duas semanas. Donte também realizou treino fechado para o Celtics e, aparentemente, impressionou Danny Ainge, que o levou para comer e conversar após o treino.
Pontos Fracos:
- Sua tomada de decisões é bastante questionável por vários scouters. Às vezes força arremessos e passes mais arriscados.
- É um jogador que faz tudo, mas não possui nenhum atributo acima da média em seu jogo.
- Seu arremesso da linha de lance-livre não é consistente. Média relativamente baixa (71%) para um jogador da posição. Mesmo com seus atributos físico-atléticos, infiltra muito pouco, sendo o grande motivo de ir poucas vezes à linha. Deve aproveitar isso para ganhar vantagem em infiltrações e pontuar no garrafão adversário.
- Donte nunca foi titular em Villanova. Por duas temporada foi ofuscado por Jalen Brunson e Mikal Bridges, não provando se pode liderar uma equipe. Por ser reserva, também não vimos ele totalmente dentro de um esquema de jogo do adversário.
- Ele demonstra dificuldades para marcar armadores e alas mais altos.
- DiVincenzo já está com 21 anos e não demonstra ter um teto muito maior em seu jogo do que o atual.
Encaixe no Celtics:
O armador ex-Villanova chegaria ao Boston Celtics de Brad Stevens com um importante papel na rotação. Pode ser muito bem aproveitado ao lado do armador reserva, Marcus Smart, jogando sem a bola e mantendo a mesma energia do companheiro na defesa. Por pontuar muito bem em arremessos saindo de screens e buscando o melhor posicionamento sem a bola, teria facilidade para se adaptar ao sistema celta. Outros pontos que ajudariam DiVincenzo, são sua visão de jogo (podendo criar boas chances aos seus companheiros) e competitividade, o último aspecto é importantíssimo para se dar bem em Boston.
Projeção na NBA:
DiVincenzo tem tudo para ser um role player sólido durante sua carreira na NBA. Não deve passar muito disso. Por ser um jogador all-around com bom poder pontuação, pode se tornar um baita sexto-homem na liga, assim como foi no basquete universitário. Hoje, é um dos nomes dessa classe de novatos que chega pronto para contribuir diretamente em qualquer equipe.
Comparação: Marcus Smart
Prospecto para a pick #27:
Brandon McCoy
O que achou? Deixe sua opinião!