
19 de abr. de 2018 por Victor Manresa
Como Timofey Mozgov teve importância na reconstrução do Boston Celtics

Há quase 4 anos, Boston Celtics e Brooklyn Nets realizaram uma grande troca, considerada por muitos a pior troca da história da NBA. O Celtics enviou D.J. White (pouca gente se lembra disso), Jason Terry, Kevin Garnett, Paul Pierce, uma escolha de primeiro round de 2017 (*) e uma escolha de segundo round de 2017 para receber Keith Bogans, Marshon Brooks, Kris Humphries, Kris Joseph, Gerald Wallace e escolhas de primeiro round de 2014, 2016, 2017 (*) e 2018.
O Nets levou nossos dois ídolos para formar um supertime ao lado de Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez, que foi um fiasco e se desmanchou em menos de 2 anos. Podemos até dizer que a franquia nova-iorquina vendeu sua alma ao diabo (vulgo Danny Ainge), já que comprometeu o futuro da equipe entregando-lhe às mãos do maior campeão da liga.
Até esse ponto, você já deve ter ouvido essa história milhares de vezes, certo?
Mas afinal, você veio aqui pelo título e quer sabe: o que diabos o ex-pivô do Cavs, Timofey Mozgov tem a ver com tudo isso?
Para isso, precisamos voltar 7 anos no tempo, diretamente os dias que antecederam a trade deadline de 2011.
Segundo o que conta o recém lançado livro "Souls of Basketball" de Ian Thomsen, escritor da famosa revista Sports Illustrated, o Denver Nuggets estava em negociações para trocar Carmelo Anthony, grande estrela da equipe. Duas equipes estavam com ofertas na mesa do General Manager do Nuggets na época, Masai Ujiri (atual GM do Toronto Raptors), os rivais de Nova Iorque: Brooklyn Nets e New York Knicks.
A proposta do Nets envolvia 4 futuras escolhas de primeiro round (sim, elas mesmo). Já a do Knicks envolvia os alas Wilson Chandler e Danilo Gallinari, o armador Raymond Felton, uma pick de primeiro round de 2014 e de 2016.
O GM do Nets, Billy King estava confiante em sua proposta.
Porém Ujiri achou a proposta do Knicks mais interessante para o Nuggets mas, não tinha certeza de que os donos da franquia pensavam o mesmo e pediu algo à mais ao Knicks.
Aí aparece o personagem central da nossa história. Timofey Mozgov foi o algo a mais no pedido de Ujiri. O pivô, que não foi draftado em 2008, tinha 24 anos na época e estava em sua primeira temporada na liga. Angariava médias de 4.0 pontos e 3.1 rebotes em pouco mais de 13 minutos por jogo.
Thomsen é um grande amigo de Ujiri e entrou em contato com o presidente de operações do Knicks na época, o ex-jogador Isiah Thomas para saber sobre as negociações. Após a inclusão de Mozgov, Thomas revelou que o negócio estava fechado.
O como vocês devem saber, Carmelo Anthony era o mais novo jogador do Knicks, e por lá permaneceu até o verão passado, quando foi trocado como Oklahoma City Thunder.
Sem Mozgov envolvido, talvez a franquia de Denver aceitasse a proposta do Nets. Consequentemente, a troca com o Celtics não ocorreria. Com essa picks, o Celtics adquiriu James Young, Jaylen Brown, Jayson Tatum e envolveu a última na troca por Kyrie Irving.
Obrigado, Mozgov!
(*) - as picks de primeiro round de Celtics e Nets são de swap. Ou seja, o Celtics tinha a opção de escolher entre ficar com a sua pick ou a do Nets, dependendo de qual estivesse melhor colocada. Portanto, o Celtics com a pick 3 para trazer Jaylen Brown e o Nets, que ficou com a nossa, usou a escolha para draftar Kyle Kuzma, que foi envolvido na troca que levou D'Angelo Russell para Brooklyn.
O que achou? Deixe sua opinião!