
1 de dez. de 2017 por Victor Manresa
O dia que Larry Bird arremessou apenas com a mão esquerda

Mesmo com apenas 729 bolas de 3 na carreira (vítima de uma época que se chutava pouquíssimo de 3), Larry Bird é considerado por muitos um dos melhores arremessadores, quiçá o melhor, da história do basquete.

O jogador, que foi o primeiro campeão do torneio de 3 pontos do Final de Semana das Estrelas, ganhando ainda as duas edições seguintes do torneio, usava a mão esquerda para tudo. Menos para arremessar. Canhoto de nascimento, Larry Bird teve na mão direita seu grande arsenal durante toda a carreira.
Mas, por dia isso foi diferente. Mais especificamente no dia 14 de fevereiro de 1986, famoso Dia Dos Namorados nos EUA.
O Celtics de 1986, considerado um dos melhores times da história do Celtics e da NBA, estava em uma série desgastante de 5 jogos seguidos fora de casa. Algumas pessoas se perguntavam como seria se Bird apenas arremessasse com a mão esquerda.

Pois bem, Bird disse aos seus companheiros que pretendia arremessar apenas com a mão ruim no próximo jogo. À Bill Walton, lenda da NBA e pai do ex-jogador e atual técnico do nosso maior rival Luke Walton, Larry disse: “Sabe de uma coisa, Bill? Hoje contra o Portland eu vou arremessar todas com a mão esquerda. Vamos ver no que dá“.
E quem sofreu com isso foi o Portland Trail Blazers. Bird anotou 47 pontos só com a mão esquerda, com direito a um buzzer beater que empatou o jogo, levando-o para a prorrogação e um game winner que deu a vitória ao time do Celtics por 120 à 119. Larry Bird ainda conseguiu um triplo-duplo nesse jogo: 14 rebotes e 11 assistências. Foram totais 34 arremessos tentados e 21 convertidos.
Naquela temporada, Larry Bird ganharia o seu terceiro MVP consecutivo, além de levar aquele time incrível do Celtics à um recorde de 67-15 e mais tarde ao título 16º título na história da franquia.
O que achou? Deixe sua opinião!