
8 de dez. de 2017 por Victor Manresa
Ed Macauley, a primeira grande estrela da história do Celtics
Quando falamos dos grandes jogadores do Celtics dos anos 50 e 60, logo pensamos em Bill Russell, John Havlicek, Bob Cousy, entre outros, certo? Porém, antes deles, houve outro mito que também tem seu número eternizado no alto do TD Garden mas, é esquecido pelos mais jovens quando falamos sobre grandes jogadores. Falo de Charles Edward Macauley, ou simplesmente Ed Macauley. a primeira grande estrela da rica história do Boston Celtics.
Macauley é um dos dois jogadores que tem suas camisas aposentadas mas, que não ganharam nenhum anel de campeão em Boston. Talvez por isso, ele seja até um pouco injustiçado quando falamos dos grandes nomes da história da franquia. O grande legado dele para alguns, foi ser "o cara que foi trocado para o time adquirir Bill Russell".
Vamos contar um pouquinho de sua história:
Nascido em St. Louis no dia 22 de março de 1928, Macauley vinha de uma família muito religiosa. Só foi começar a praticar e se apaixonar por basquete aos 13 anos, o que pra ele além de paixão era uma obsessão. Ele trocava horas de diversão para ficar treinando pois queria ser o melhor jogador entre todos. Tal esforço fez ele levar a Saint Louis High School ao terceiro lugar do torneio estadual, chamando atenção de várias universidades.
Ed optou por jogar na universidade de sua cidade natal, levando ela ao título universitário de 1948, sendo o melhor jogador da final (contra a universidade de Nova York) e da competição (ganhou o prêmio também no ano seguinte).
Seu apelido, "Easy Ed" vem da época de College e é bem curioso. O time de St. Louis tinha no comando o excelente técnico John Flanagan, que ajudou muito Ed à desenvolver seu jogo defensivo. Flanagan costumava fazer um revezamento de capitães na equipe, em cada partida um jogador seria o capitão.
Como tradição do time, o capitão liderava o time dos vestiários até a quadra quando a banda começasse a tocar. Na sua vez, Macauley estava tão nervoso que nem esperou a banda e subiu para a quadra sozinho. Um dos torcedores chegou a gritar “Take it easy, Ed”. Um dos diretores de relações públicas da universidade ouviu e começou a chamar o jovem pivô de "Easy Ed".
Ed foi para a NBA. Escolhido no quinto lugar do Draft de 1949 pelo Saint Louis Bombers. Macauley foi grande destaque da equipe, sendo o quinto maior pontuador da liga mas seu time não avançou aos Offs. No final daquela temporada, os Bombers declararam falência.
Foi aí que as histórias de Celtics e Ed Macauley se cruzaram. A NBA organizou um Draft entre as equipes da liga para realocar os jogadores do Bombers e Ed Macauley acabou sendo escolhido pelo Celtics.
Naquele tempo, o multi-campeão Boston Celtics ainda era um mero coadjuvante na NBA. A equipe só havia avançado aos Offs apenas uma vez mas, naquele ano tudo iria mudar. Além de Macauley, o Celtics selecionou o futuro maior armador da história da franquia, Bob Cousy. A franquia também contratou o grande nome de toda a sua história, Red Auerbach, para o cargo de treinador. Naquele ano de 1951, o time liderado por Ed e Cousy avançaria até as semifinais de conferência. Também naquele ano, se realizou o primeiro All-Star Game da história e, Ed Macauley foi o primeiro MVP do Jogo das Estrelas ao liderar o Leste em uma vitória sobre o Oeste. Macauley também iria ao ASG nas outras 5 temporadas que disputou com a camisa verde.
Mais tarde em 1951, o Celtics conseguiu o ala Bill Sharmam, que formaria um big 3 junto de Cousy e de Easy Ed.
Porém, mesmo tendo grandes números, aquele time não conseguiu chegar a disputar um anel. Foi aí que Red Auerbach teve que dar o próximo passo. Interessado em um tal de Bill Russell, que jogava na Universidade de San Francisco, Auerbach trocou Ed Macauley e Cliff Hagan com o St. Louis Hawks por uma escolha alta de primeiro round do Draft e selecionou Bill Russell. Mais uma vez, Macauley voltaria à sua cidade natal.
E assim se deu o fim da passagem de Ed "Easy" Macauley pelo Celtics mas, ele e a maior franquia da NBA ainda iriam se encontrar algumas vezes.
Durante os 6 anos, foram 7882 pontos, 3367 rebotes e 1521 assistências. Uma curiosidade rápida: apenas um jogador na história do Celtics conseguiu ficar no Top 10 desses 3 fundamentos em uma temporada, e sabe quem foi? Ele mesmo Ed Macauley. O que mostra que ele não era uma simples moeda de troca. Não foi a toa que ele foi escolhido para o melhor time da liga em três temporadas.
Nas finais de 1957, Macauley e o Hawks enfrentaram o Celtics e perderam a série por 4 a 3, com Bill Russell trazendo o primeiro anel de campeão da história da franquia. No ano seguinte, esse final foi reeditada mas, dessa vez o Celtics, sem Russell, não repetiu a dose. Vitória para o Hawks por 4 a 2.
No ano seguinte, Macauley se aposentou como jogador e foi técnico dos Hawks durante duas temporadas. Na segunda, em 1960, o Hawks de Macauley voltavam à enfrentar o Boston Celtics na final: 4 a 3 para o Celtics.
Após o basquete, Macauley se dedicou à trabalho sociais e religiosos em St. Louis. Ele foi o jogador mais jovem à fazer parte do Hall da Fama, com 32 anos. Em 16 de outubro de 1963, o seu número 22 foi aposentado pelo Celtics.
Em 8 de novembro de 2011, ele faleceu aos 83 anos.
Ed Macauley, foi um dos pioneiros que ajudaram à construir o jogo no qual vemos hoje.
O que achou? Deixe sua opinião!