
7 de dez. de 2017 por Victor Manresa
33 Curiosidades sobre Larry Bird
Hoje, dia 7 de Dezembro de 2017, a maior Lenda da história do Boston Celtics está completando 61 anos. Nós do Celtics Placar selecionamos 33 curiosidades sobre Larry The Legend que você talvez não saiba.


1 – O passarinho da logo do
Twitter tem o nome de Larry “The Bird” como homenagem à Larry Bird.
2 – Ele é o único na história à
vencer os prêmios de MVP, Coach of the Year e Executivo do ano.
3 – Larry Bird foi campeão dos tres primeiros concursos de
3 pontos
4 – Infância pobre: Larry nasceu e cresceu em West Baden,
uma pequena cidade agrícola em Indiana, com cerca de dois mil habitantes
5 – Larry Bird possui 5 irmãos: Eddie, Mike, Linda, Mark e
Jeff completavam a família Bird
6 – Seu pai, Claude Joseph "Joe" Bird, era um
veterano da Guerra da Coreia
7 – Quando estava no High School, seus pais se divorciaram.
Com o alcoolismo de Joe sendo o principal motivo. Cerca de um ano depois, seu
pai cometeu suicídio após um telefonema para sua mãe, Georgia. Sem pagar pensão
e se m trabalho, Joe decidiu por si só de que o dinheiro do seguro de sua morte
seria o melhor para a família. Ele ligou para sua ex-esposa e disse-lhe que não
precisa mais se preocupar com essa situação. Desligou o telefone e deu um tiro
na própria cabeça. Larry e seu pai eram bem próximos, a morte dele deve ter
afetado, e muito, o jovem.
8 – Bird jogou o ensino médio pela Springs Valley High School, onde teve médias de: 31 pontos, 21 rebotes e 4 assistências. Ele, até hoje, é o maior cestinha da história da escola.
9 – Um mês após ser recrutado pela Universidade de Indiana, Bird largou a faculdade por falta de dinheiro e por um ambiente desfavorável, voltou à West Baden e arranjou um emprego de lixeiro. Larry disse que amou o trabalho, como se fosse uma das maiores experiencias de sua vida. Ele via tudo em sua cidade por outro perspectiva.
10 – Nesse tempo, Bird foi brevemente casado com uma amiga de ensino médio, Janet Condra. Ele e Janet tiveram um desentendimento e não levaram o casamento à frente. Como Bird sempre foi um cara bem reservado, isso nunca caiu na mídia. Sendo revelado apenas em sua autobiografia.
11 - Esse curto casamento deu origem à uma filha, Corrie. Outro fato que foi descoberto apenas em sua autobiografia. Nela, Bird revela que passou pouco de sua vida com sua filha.
12 - Bill Hodges foi quem trouxe Bird para a Universidade de Indiana State. Que tinha um programa de basquete menor que a tradicional Universidade de Indiana porém, era mais próximo de sua cidade natal. Nos seus 3 anos de sua carreira universitária. Com médias totais de: 30.3pts, 13.3reb e 4.6ast.
13 - No Draft de 1978, Red Auerbach, em mais uma das suas jogadas, selecionou Larry Bird com a 6ª escolha daquele ano. Porém, Bird não assinou com o Celtics de início. Ele retornou para liderar Indiana State até a Final da NCAA de 1979. Esse caso fez com que a NBA mudasse as regras de elegibilidade.
14 – No seu último ano de College, Bird levou Indiana State às finais contra Michigan State. Aquela final deu inicio à rivalidade histórica com Magic Johnson. A equipe de Larry acabou derrotada após uma temporada perfeita, sem nenhuma derrota até aquele jogo.
15 - Após a Final, Bird e seu agente foram negociar seu contrato com o Celtics. Auerbach disse publicamente que não pagaria à Bird mais do qualquer jogador do atual elenco celta. Mas, o agente dele disse que não iria aceitar uma oferta assim e ameaçou que Bird voltaria ao Draft de 1979, fazendo com que o Celtics perdesse o jogador após seus expirarem sem a assinatura de um contrato. O resultado? O Celtics assinou com Bird por 5 anos e 3,25 milhões de dólares (naquela época, o novato mais bem pago da história) e, consequentemente, salvando o futuro da franquia.
16 –
Sua estréia na NBA foi contra o Houston Rockets, onde ele anotou 14 pontos, pegou 10 rebotes e distribuiu 5 assistências.
17 – Ele venceu o premio de Rookie of the Year daquele ano, além de transformar aquele time em um contender.
17 – Ele venceu o premio de Rookie of the Year daquele ano, além de transformar aquele time em um contender.
18 - Bird jogou 13 temporadas na NBA, sendo todas pelo Celtics. Das 13 temporadas, ele foi um All-Star em doze.
19 - Superado por Russell Westbrook na temporada passada, Larry Bird é o sexto jogador a conseguir mais triple-doubles na história. Foram 59 vezes, quatro à mais que o sétimo colocado, Lebron James.
20 – Larry Bird é um dos 3 jogadores na história a vencer o prêmio de MVP por três vezes seguidas, os outros são Bill Russell e Wilt Chamberlain
21 -
Vitima da época em que jogou, mesmo sendo considerado por muitos o melhor
arremessador da história, Bird acertou apenas 649 bolas de 3 na carreira, sendo
o 189º na história em bolas de 3.
22 – Larry Bird ganhou os 3 primeiros torneios de 3 pontos do All-Star Weekend.
23 - Em 1985, ele anotou 60 pontos contra o Atlanta Hawks, sendo esse seu carrer-high e maior pontuação de um celta em uma partida até hoje.
24 - Bird se aposentou em 1992 após participar do Dream Team que encantou o mundo em Barcelona. Bird não saiu da NBA. Ficou por 5 anos trabalhando como consultor do Boston Celtics até assumir como treinador do Indiana Pacers.
25 - Ele venceu o prêmio de Coach of The Year em 1998, quando levou o Indiana Pacers de Reggie Miller, Mark Jackson e Chris Mullin à 58 vitórias e até as finais de conferencia. No mesmo ano, ele foi o treinador do Leste no All-Star Game.
26 - Larry Bird ficou em 30º lugar na lista da ESPN dos 50 Maiores Atletas Americanos da Século XX
27 - Bird foi introduzido ao Hall of Fame em 2 de Outubro de 1998.
28 –
Bird é casado com Dinah Mattingly, com quem teve dois filhos adotivos: Conner e Mariah
29 - Eddie Bird foi o único dos
irmãos de Larry Bird à tentar uma carreira no basquete. Ele jogou em Indiana
State por 4 anos, angariando medias totais de 14pts, 3.7reb, 1.6ast em 111
jogos.
30 - Em uma entrevista, fizeram uma pergunta à Bird sobre o futuro Hall of Famer, Dirk Nowitzki. E ele respondeu da seguinte forma: "Ele arremessa melhor que eu, pega mais rebotes que eu, passa melhor que eu, é mais bonito que eu mas não é melhor jogador do que eu"
31 - Nos jogos olímpicos de Barcelona em 92, todos sabemos que Bird fez parte do histórico Dream Team que encantou o mundo. O que poucos sabem é que ele teve que viajar à Espanha deitado dentro do avião devido às fortes dores nas costas que ele adquiriu nos seus últimos anos de carreira e que não deixaram ela se prolongar por mais tempo.
32 - Após uma série de jogos fora de casa em 1986, Bird estava cansado e decidiu que na partida seguinte contra o Portland Trail Blazers, ele arremessaria apenas com mão esquerda. Bird fez da mão direita sua grande arma durante toda a carreira. O resultado disso? 47 pontos e o game-winner na prorrogação da vitória por 120 a 119.
33 - Indiana State inaugurou uma estátua em sua homenagem no ano de 2013.
_
Estamos aqui também para divulgar um sorteio que fizemos em nosso Instragram (@celticsplacar) uma camisa do Larry Bird. Tivemos mais de 840 comentários na foto.
O ganhador é: @denisedantas7
Com o comentário 87 marcando seus amigos, @rubinho_afc e @dalvany_rafhaelle.
Regras:
Seguir o CP no Instagram
Marcar dois amigos na foto (sem ser fomoso, loja ou fake)
Não pode marcar a mesma pessoa nos comentários
A ganhadora tem 48h para entrar em contato em qualquer uma de nossas redes, ao contrario, irá perder o direito do premio e iremos sortear novamente no final de semana.
Obrigado a todos que participaram!
O que achou? Deixe sua opinião!