
8 de nov. de 2017 por Victor Manresa
Al Horford entra no protocolo de concussão

Um dos pilares do esquema tático de Brad Stevens, o nosso pivô Al Horford está fora de ação da partida de hoje contra o Lakers, e ainda não se sabe quando irá voltar.
Na partida contra o Hawks, o jogador sofreu uma pancada na cabeça, um lance até um pouco desleal por parte do ala Kent Bazemore (lance abaixo). No próprio lance é possível notar que Horford sentiu a pancada. Segundo o Celtics, Al não teve sintomas de concussão durante a partida e estava bem durante toda a terça-feira. Hoje pela manhã, o pivô sentiu fortes dores de cabeça e foi colocado pela NBA no protocolo de concussão.
O que é uma concussão?

Não é a primeira vez que isso acontece com Horford
Quando ainda estava no ensino médio, Horford passou por essa situação. Depois de uma pancada, ele teve sintomas similares à uma concussão, porém se recuperou rapidamente. Em 2012, jogando pelo Atlanta Hawks, o pivô teve uma concussão, que dessa vez o afastou das quadras.
Ano passado, no início da temporada do Celtics, Al Horford sofreu uma pancada do ex-companheiro e pivô Tyler Zeller em um treinamento e voltou ao protocolo de concussão. Horford contou em entrevista o que ele passou nas 3 semanas em que teve que se manter afastado das quadras. Ele disse que não podia assistir TV, nem ler, usar o telefone ou realizar alguma atividade física. Apenas dormir e beber e água. Mas, o tempo fora do time fizeram com que Horford, agoniado, abrisse uma exceção com a TV. Assistir aos jogos do Celtics de óculos escuros, com todas as luzes apagadas. O que não foi possível, já que aquilo causava náuseas e dor de cabeça no jogador.
Após a segunda semana fora, Horford tentou voltar à quadra para incentivar seus companheiros. O que também não foi possível, já que as luzes e o barulho da quadra faziam ele se sentir mal e retomar o processo de recuperação.
Nesse período, Horford perdeu nove jogos daquela temporada. Esperamos que isso não volte à ocorrer esse ano, ainda mais que o pivô está jogando como um All-Star e sendo um dos líderes desse time. Na atual temporada ele possui 14.6 pontos, 9.2 rebotes e 4.7 assistências, além é claro de toda a sua eficiência, nas 11 partidas disputadas.
O que achou? Deixe sua opinião!