5 de out. de 2017 por Orion Neri

O faraó polivalente


No último sábado, minutos antes do Celtics disputar a sua última partida na Summer League contra o Dallas Mavericks, o perfil oficial do Maior da NBA anunciava o acordo de 4 anos com o ala egípcio, Abdel Nader.

Escolhido na pick 58 do Draft de 2016, Nader sempre teve e tornou público o seu desejo de vestir o manto celta logo após o recrutamento. Ainge entrou em acordo com ele e seu agente para que o ala ficasse um ano em stash pelos Red Claws e só no ano seguinte tivesse uma chance no elenco verde.

O resultado disso foi excelente. Abdel Nader teve um ano sensacional na D-League. Médias de 21 pontos, 6 rebote e quase 4 assistências que lhe renderam o prêmio de Rookie of the Year (Novato do Ano) na Liga de Desenvolvimento.
A seu contrato muito bem fechado por Ainge e seu front office, ele prevê o pagamento de 6 milhões de dólares distribuídos durante 4 anos (sendo os dois primeiros anos de contrato garantidos), recebendo pouco mais de 850 mil no primeiro ano, o que não comprometerá o cap. Além do baixo valor do contrato e o conhecimento de seu bom potencial, a duração do contrato seu contrato também mais um ponto positivo para o Celtics. Nader já possui 23 anos (fará 24 no final de setembro), o que nos proporciona ter ele no auge da sua forma física e técnica no último ano de contrato ganhando menos de 2 milhões de dólares.

Claro, ele não será um All-Star ou um jogador que poderá carregar a franquia para algum lugar, porém será um role player interessante e possivelmente importante no futuro.

Agora vamos ao seu estilo de jogo, pelo que vimos nas últimas duas Summer Leagues e na D-League do ano passado (atual G-League).

O fator que mais me empolga, e com certeza o que mais empolga Brad Stevens também, é a sua polivalência. Nader é um ala-armador que também joga com Small Foward. Pra quem pode acompanhar a Summer League e a D-League, pode notar uma outra posição que ele também pode atuar, a de Point Guard. Na D-League, ele levava o time ao ataque muitas vezes e na SL, quando estávamos sem Demetrius Jackson, ele começou as partidas jogando como armador principal.

Com isso ele pode atuar em todas as posições do perímetro, fato que me faz lembrar muito do quanto que gostávamos de Evan Turner.

Na parte ofensiva, Nader, durante a Summer League, mostrou um bom arremesso de média distância. Nas bolas de 3, não justificou o bom aproveitamento na temporada passada na D-League (34.7%) mas, pelo menos não exitou em algumas bolas quando estava sem marcação. Infiltrando que ele se dá muito bem, tanto quando bate pra dentro pra infiltrar quanto pra usar o erro da defesa sem a bola e receber. Elas normalmente acabam com uma finalização forte dele ao aro ou com um bom passe para um companheiro em melhores condições.

Na parte defensiva que ele mostrou um bom crescimento. Foi capaz de defender, sem grandes problemas, adversários mais altos ou mais baixos, mais rápidos ou mais fortes. Além de ter feito grande contribuição os rebotes.

Nader será mais um belo encaixe no esquema de Stevens pela sua versatilidade, quando for requisitado. Já que ele deverá ter pouquíssimos minutos com tantos jogadores brigando por espaço. Ele e Ojeleye deverão ser os que menos terão minutos.


Claro que Summer League não deve ser usada como parâmetro mas, o que demonstrou me anima para o futuro desse bom role player.
O que achou? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário